Para os novos empreendimentos uma tendência, para os já existentes uma necessidade. Adquirir um imóvel novo com este conceito, ou tornar um empreendimento já existente em um condomínio inteligente, é sem dúvida melhorar a experiencia dos condôminos, visitantes e fornecedores, além de garantia de valorização do patrimônio.
Para quem não sabe, condomínios inteligentes são empreendimentos que possuem sistemas de tecnologias para automatizar os seus processos internos, tendo como foco a redução de custos, redução do tempo e aumento na segurança.
Redução de custo
Através de tecnologia é possível baratear processos internos no Condomínio, adotando uso de aplicativos específicos para envio de documentos, realizar controle de encomendas, livro de ocorrências digital, evitando-se o desperdício de materiais e insumos.
Redução de tempo
Por meio de Sistemas de Controle de Acesso, Inteligência Artificial (IA), e Software em Nuvem, é possível reduzir drasticamente o tempo gasto nas tarefas internas, aumentando a escala e a assertividade nos processos.
Aumento na segurança
Um dos pilares mais importantes no conceito inteligente é sem dúvida a segurança. Com o avanço dos equipamentos tecnológicos, seja para impossibilitar o acesso de pessoas não autorizadas ao condomínio, ou mesmo para garantir a segurança de dados dos condôminos, as ferramentas tecnológicas tem como principal pilar garantir maior segurança aos seus usuários. Assim, é inquestionável que a implementação de tecnologia no empreendimento contribui para alcançar melhores resultados.
Vale lembrar, para que um condomínio possa ser considera inteligente, é preciso que as tecnologias operem de forma integrada, proporcionando maior praticidade e eficiência aos moradores. Ter que baixar vários aplicativos para ter acesso aos sistemas do condomínio por exemplo, pode ser um transtorno.
Finalmente, o mercado imobiliário para novos empreendimentos, os condomínios inteligentes estão se tornando cada vez mais populares. Conceitos como maior segurança, apelo a sustentabilidade com economia de energia, recarregamento para carros elétricos, e melhor qualidade de vida, são algumas das vantagens que esses imóveis podem oferecer aos seus compradores.
David Alexandre
Comments